NuGet

NuGet é um projeto open source para gerenciar pacotes na plataforma .NET.

Com o NuGet as tarefas de adicionar uma biblioteca,configurar e atualizar ficaram muito mais fáceis.  Basta buscar nele a biblioteca que deseja utilizar que fará o trabalho de configurar seu ambiente e instalar todas as dependências necessárias deixando tudo bem organizado e centralizado.

Por padrão o NuGet buscará as referências em um repositório publico na internet, mas você também pode montar um repositório local na sua empresa para suas bibliotecas, e apontar o nuget para buscar a partir dela.

Por exemplo, para adicionar o FluentNhibernate em nosso projeto da forma convencional precisaríamos seguir os seguintes passos:

  • Entrar no site do NHibernate e baixar a ultima versão.
  • Efetuar o download de todas as dlls dependentes, como por exemplo, o NHibernate.
  • Descompactar e copiar a dll para o nosso projeto.
  • Referenciar as dlls no projeto.
  • Em alguns casos efetuar alguma configuração no webconfig.
  • E torcer para não estar faltando nenhuma outra dependência.

Um pouco trabalhoso não acham? Mas como faríamos isso utilizando o NuGet?

No visual studio (com o plug-in do NuGet instalado) basta abrir o Console do NuGet e digitar a seguinte linha de comando:

Install-Package FluentNHinernate

Pronto! Já está funcionando!, Simples não é mesmo?

Ao executar esse comando, o NuGet vai até o seu repositório publico na internet e busca a versão mais recente do componente, todas suas dependências, efetua o download, joga em uma pasta chamada Packages dentro da sua solution e configura oque for necessário.

Também é possível especificar a versão do componente que será baixado, ignorar as dependências, remover pacotes, buscar por pacotes no repositório, atualizar referencias do projeto para uma versão mais recente, etc etc.

Para instalar o plug-in do NuGet, o projeto está hospedado no codeplex (http://nuget.codeplex.com/) , lá você vai encontrar o código fonte, documentação, exemplos e o plug-in para o visual studio 2010.

A instalação não foge do padrão next, next , finish. E para visualizar o shell após a instalação vá no menu do VisualStudio View/Other Windows/Package Manager Console.

Depois farei um novo post demonstrando os principais comandos.

Abraços,
Rafael Orion

Um comentário em “NuGet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *